Você está pronto para ser coach?

Eu tenho percebido ao longo dos anos na prática o que é dito nessa frase bem famosa: “Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.”

Minha mãe me disse esta frase dias atrás e mexeu muito comigo. Às vezes, ela me fala: “Dani, você podia fazer isso, aquilo, ou sei la mais o que…” e eu ignoro! Já estamos acostumados, mãe fala o dia inteiro na nossa cabeça e nós ignoramos. E aí passam 3 meses e vem o Geronimo (que é meu mentor) e fala: “Dani, você podia fazer isso, isso, isso e aquilo.” e eu respondo: “Nossa! Que massa!”. Depois disso, chego para minha mãe e digo: “Mãe, agora minha vida irá mudar! Porque eu vou fazer isso, isso e isso.” Aí minha mãe responde meio brava: “Daniela, eu já te falei isso há 3 meses, você que não prestou atenção.” Invariavelmente isso acontece, seja com minha mãe, meu irmão e sócio Nando ou outras pessoas próximas a mim.

Eu não sei se isso acontece com você, mas acontece muito comigo. Porque quando nós escutamos alguma coisa, não necessariamente estamos prontos para ouvir aquilo. Só conseguimos realmente absorver aquele ensinamento quando estamos prontos de verdade. E hoje, eu tenho uma coisa muito importante para te dizer. Talvez, você não esteja pronto para para ser coach. Se quiser ter sucesso como coach, você só precisa fazer 2 coisas. Se puder, fazer a 3ª também é muito bom!

A primeira: faça uma boa formação de coaching. Eu me formei na SLAC, que tem um ensinamento teórico muito bom. Depois de vivenciar outras formações, hoje indico especialmente: 1) Formação em Coaching Criacional, do Geronimo Theml; 2) Abracoaching, do Bruno Juliani e João Alexandre Borba.

A segunda: inscrever-se no programa Profissão Coach. Eu falo sempre do programa Profissão Coach porque foi o curso que mudou a minha vida! Eu estava pronta para ouvir o que tinha ali naquele curso. E é engraçado, sabe? Eu fico vendo algumas pessoas que fizeram o Profissão Coach e que não chegaram a ter sucesso, aí penso: “O que será que aconteceu com esta pessoa? Por que que eu tive sucesso e aquela pessoa não?” Hoje eu entendo! O Geronimo fala lá: “Você tem que passar pelo ciclo ser Coach”, e então a pessoa pula o ciclo ser coach. Ela diz: “Não! Vou fazer do meu jeito.” Ela simplesmente pula o ciclo mais importante de todos.

O Geronimo diz: “toda habilidade se adquire com conhecimento, prática e repetição”. E o que a pessoa quer? Ela quer atender 2 clientes e ter um sucesso “estrondoso”. Aí ela vai fazer curso, se inscreve no curso de PNL 53 e não entende que na verdade ela só precisava praticar e repetir. Conhecer, praticar e repetir.

O Gege fala lá: “o sucesso exige mais”. E aí, o que muitos coachs querem? Agendar 1, 2 clientes por semana e ter muito sucesso. E quando ele fala: “se fosse fácil, todo mundo faria”. Tem Coach que me escreve chorando, desesperado dizendo: “Ah, todo mundo tem sucesso, menos eu!” Como assim, gente? Se fosse fácil, todo mundo faria. Sucesso é para poucos. É para quem realmente está pronto para ouvir o que o Geronimo está falando ali naquele curso. É tudo muito profundo.

A terceira coisa que você pode fazer para ter sucesso é: contratar um Mentor. Só que isso serve para quê? Para encurtar caminho. É muito importante, mas e se você não puder fazer este investimento agora? Não precisa se preocupar, porque aí você já terá feito uma formação e um curso maravilhoso como o Profissão Coach. Já é o suficiente! Deu para entender?

Então assim, quando o discípulo está pronto, o mestre aparece. Os mestres vão mudando. Pode ser a sua mãe, pode ser o Geronimo, pode ser eu escrevendo este texto, outro mentor, um amigo seu etc. Preste mais atenção nas coisas que as pessoas que amam você estão dizendo. Elas estão falando para o seu bem e, se você estiver pronto para pegar aquele ensinamento e colocar em prática, você vai ter resultado. E lembre-se sempre: nós somos o que fazemos, não o que pensamos em fazer.

Com Carinho,

Dani Teixeira

Deixe seu comentário...